PESQUISA NO BLOG OU NA WEB.

sábado, 6 de novembro de 2010

O LEÃO, O GAMBÁ, A DANÇA E O PIRATA


Certa ocasião foi apresentado a um amigo um gambá e lhe disseram: este é o King dos animais. Como não tinha o mínimo conhecimento sobre a floresta e sua fauna, jamais acreditou que o LEÃO era o verdadeiro rei dos animais. Nunca acreditou.
Não há nenhum bairro na cidade onde moro, em que não haja uma moradia com uma placa informando: “Dança de salão, Professor de dança”, e outras similares.Todas tem a mesma intenção: ensinar dança de salão. Aí vem a pergunta: onde é que vocês estavam que não os conhecíamos? Onde fizeram sua formação? É registrado em qual instituição de classe? Quem são seus alunos? Qual seu método?
“Bem aventurados aqueles que estudam”. Estudar, que se diga de passagem, não é apenas decorar figuras, isto qualquer “meia-boca” copia. Estudar, no sentido formal e amplo, é aplicar a inteligência, entender como as coisas funcionam.
Nunca vi tanto pirata na dança. Principalmente na dança de salão (DS). Sabe porquê? Por que é mais difícil, nos outros estilos, enganar as pessoas. Porque o público da DS, talvez, na maioria, não conheça a DS, e não sabe que existem códigos de conduta, de ensino, de aprendizado. Palavra mágica: conduta, que é sinônimo de comportamento, de procedimento. E, aí está a chave para saber se não estás fazendo aula com um pirata: é essencial saber sua origem, sua procedência. Faça uma pesquisa sobre seu professor, não saia fazendo aula com qualquer um. Um bom professor tem que conhecer, no mínimo, o processo de aprendizado: observação, experimentação e introjecção. Senão, sabe o que vai acontecer? Também vais acreditar que o gambá é o rei dos animais. Vais acreditar que o ensino do pirata  é a verdade sobre a dança, porém quando conheceres um bom professor terás mais dificuldades de entender e aprender a dança de salão.
Enquanto não tivermos uma instituição de classe que regule as atividades docentes, na prática ou na teoria, sobre atividades de dança, qualquer sujeitinho que saiba fazer uma placa dizendo: “aulas de dança de salão”, será professor e enganará muita gente. Mas o pirata tem limite de conhecimento, geralmente ele é  enfadonho, não há evolução em suas aulas e quase sempre não resolve suas dúvidas.
Não é pecado querer aprender, mas é terrorismo enganar as pessoas  iludindo-as com o conhecimento que não tens. Então, quer ser professor, quer ter a dignidade de ter esse título? ESTUDA, PÔ!! Prática e teoria. Hoje, temos a felicidade de termos faculdades de dança em todas as regiões do País. Busque a teoria na Universidade, escolha bons professores para prática e boa sorte. Chega de pirataria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu registro.