PESQUISA NO BLOG OU NA WEB.

sábado, 6 de novembro de 2010

Ballet Chinês.

Ballet russo?? Ballet cubano????...coisa nunhuma, o negócio é BALLET CHINÊS.
O Ballet Nacional da China, uma das mais importantes companhias de dança do mundo e a mais tradicional de seu país, veio ao Brasil pela primeira vez no dia 03 de novembro iniciando sua turnê a partir de Porto Alegre no RS.
            A companhia apresentou, no Teatro do SESI, um programa triplo com algumas das melhores coreografias de seu repertório: “Yellow River”, um ballet revolucionário, que combina dança clássica e dança típica chinesa; o segundo ato de “Giselle” e “New Years Sacrifice Act II”.
Tal ballet foi fundado sob as vistas dos grossos calibres do comunismo chinês em 1959 e é a única companhia de dança estatal do país. Desde a sua criação, com a proposta de preservar a tradição da dança chinesa e incorporar ao repertório as grandes obras do ballet romântico ocidental, como nas bem-sucedidas produções de "Dom Quixote", "Romeu e Julieta" e "A Bela Adormecida", vem sendo considerado uma das maiores e melhores companhias de ballet do mundo.
Todos os integrantes  são oriundos da Academia de Dança de Pequim, onde trabalham técnicas do balé clássico da Academia Vaganova, de São Petersburgo,berço dos destaques do mítico Kirov Ballet, trabalho que se nota na desenvoltura clássica e moderna dos bailarinos.
Em “New Years Sacrifice Act II”, o  trabalho técnico dos bailarinos, juntamente com a forte interpretação, faz este espetáculo digno de ser comparado com os grandes ballets de repertório, e mais ainda; o toque chinês no ballet  levou-me a ver formas que jamais tinha visto no desempenho do clássico..
O espetáculo foi baseado nas obras desenvolvidas pelo  diretor de cinema, Zhang Yimou  que é o autor dos recentes sucessos do cinema "O Clã das Adagas Voadoras” e “Herói”, e também responde pela direção do espetáculo de abertura das Olimpíadas de Pequim em 2008. Em 1988, ele ganhou o principal prêmio no Festival de Berlim; em 1992 e 1999 levou para casa o Leão de Ouro, prêmio máximo do Festival de Veneza; e em 1994 foi laureado com o grande prêmio do júri no Festival de Cannes.
            .....PARA QUEM ACHA QUE O BALLET ESTÁ MORRENDO....SEI NÃO, SEI NÃO.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu registro.